Você está sendo prejudicado simplesmente por não ter uma gestão de estoque no seu negócio? Pode parecer bobeira ou banal, mas muitos empreendedores não sabem como gerenciar seus produtos e isso pode resultar problemas tanto no setor de vendas como na organização interna.
Neste texto você vai conhecer o que é uma gestão de estoque, quais são os obstáculos mais comuns e as principais perguntas que vão te ajudar a entender o problema e não errar mais.
O que é o software ERP?
É um sistema de gestão integrada que ajuda empreendedores e colaboradores a gerenciar e controlar o negócio: produção, finanças, vendas e estoque. E a principal diferença entre planilhas e ERP está na integração.
Assim, muitas funções na empresa são facilitadas, otimizadas e automatizadas, ajudando no crescimento e na organização interna e externa.
A YNOS é especialista em ERP e na entrega de soluções por meio do WK Radar. E o que é o Radar WK?
O sistema ERP WK Radar é um software integrado que oferece autonomia aos usuários, melhorando a relação empresarial e gerencial com tecnologia e qualidade avançada.
Você é empreendedor e precisa fazer o seu negócio crescer? Então continue aqui com a gente.
O que é uma gestão de estoque?
O primeiro diferencial para o sucesso hoje é conhecer o mercado competitivo e globalizado que estamos. Se você consegue alinhar adequadamente o seu produto com o que o público está procurando, dificilmente você vai ver algo “encalhado” nas prateleiras ou no estoque.
Gestão de estoque é entender: o que o seu negócio está vendendo; o que não está vendendo; e o que está em falta. Ele existe no mercado para ajudar empreendedores a não “comprar além da conta” ou “comprar o que não precisa” ou “se esquecer de comprar algo importante”. Sem uma gestão de estoque, você não conhece os pontos fortes e fracos das vendas e não sabe como trabalhar por melhorias.
Em outras palavras, é o que podemos definir como a união entre: compras, armazenamento e entregas.
É comum o setor varejista se deparar com mais problemas na gestão de estoque. Por exemplo, uma loja de roupas precisa repor o seu estoque de acordo com as novas tendências e, na maioria das vezes, a saída da peça não acompanha a “moda”.
Portanto, um gestor eficiente e preparado sabe: quanto, quando e como se deve comprar e o que fazer para abrir mais espaço no estoque para, consequentemente, não perder o dinheiro investido. E por falar em varejo, com o WK Radar, o empreendedor varejista pode encontrar mais segurança e otimização dos custos para um retorno saudável, confira clicando aqui.
Quais são os principais desafios de uma gestão de estoque?
Não restam dúvidas, o principal desafio de uma gestão de estoque equilibrada é a falta de conhecimento e organização, e não importa o tamanho do seu negócio, ok?
Para conseguir alcançar o equilíbrio, muitos negócios usam controles manuais, planilhas ou softwares ERP. O intuito é fazer com que gestores e funcionários consigam identificar uma mercadoria através de um número de série; fazer o controle de produtos perecíveis; e saber quando algo está faltando.
Perguntas que vão te ajudar a não errar na Gestão de Estoque
Você faz pedidos em cima da hora?
O erro de muitos empreendedores é esperar zerar o estoque para procurar o fornecedor. Essa atitude pode prejudicar, afinal, pode acontecer de não encontrar o produto e ficar em falta com o cliente; não conseguir a mercadoria no prazo; ou pior, pagar um preço salgado.
Um ótimo exemplo é o que acontece na nossa casa, dificilmente esperamos zerar o armário para voltar no mercado. Com a gestão de estoque você vai saber qual é o momento ideal de ligar para o fornecedor, aguardar o faturamento e receber o produto no tempo certo, sem perder vendas e clientes.
Como você está armazenando os produtos?
Faz parte do processo de armazenagem “o recebimento do produto, sua estocagem, pedidos e expedição de produtos.” Faz parte do controle de estoque saber como guardar essa mercadoria, como manuseá-las e como cuidar.
A forma como você manuseia os produtos, ou os deixam no estoque, pode prejudicar muito o seu lucro, afinal, você pode perdê-los facilmente. Com uma gestão de estoque, você consegue estudar o local de estocagem, identificar falhas e problemas como: exposição excessiva ao sol, chuva, poeira, aranhas, ratos e baratas.
Muitos empreendedores perdem o seu estoque facilmente na hora de empilhar, ou organizar, e esquecem que essa perda representa um investimento jogado fora.
A desorganização na hora da compra é outro fator que prejudica os produtos no armazenamento. Ou seja, produtos além da conta ou produtos que não estão atendendo a expectativa do público e retornam para o estoque.
Você conhece o seu mercado e os períodos sazonais?
Você sabe identificar o período sazonal dos produtos que vende ou do seu mercado? Por exemplo, uma loja de piscinas, é bem provável que venda mais durante o verão, certo? O mesmo acontece com lojas de cobertores, provavelmente vão “limpar o estoque” durante o inverno.
Conhecer o seu mercado, ou seja, o seu nicho de vendas e atuação, e os períodos sazonais, é importante para uma gestão de estoque eficiente. E com a tecnologia sempre a nosso favor, conseguimos realizar algumas pesquisas básicas que podem, inicialmente, ajudar.
O Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta Google que auxilia a entender qual período do ano as pessoas buscam mais por uma “palavra-chave” ou produto. Por exemplo, é muito provável que a busca por “boias para piscina” aconteça mais no verão, logo, se você é um varejista deste setor, sabe que precisa aumentar o seu estoque de boias no verão.
O seu estoque é integrado às outras áreas da empresa?
Para conseguir bons resultados, soluções rápidas e otimizadas, o ideal é que o estoque fique, estrategicamente, integrado às outras áreas da empresa. Com uma planilha, ou controle manual, dificilmente você vai conseguir a rapidez que precisa.
Uma gestão de estoque moderna e eficaz precisa da solução ERP. Com esse software, a comunicação, que antes era um grande problema, passa a trabalhar a favor do negócio. Com uma solução ERP você consegue localizar facilmente um produto na loja, no estoque e fazer rapidamente a sua reposição, quando houver necessidade.
Planilhas e controles manuais podem funcionar, mas são mais lentos e o mercado de hoje exige agilidade, eficiência, bom atendimento e variedade. E para oferecer a agilidade e o controle que o seu negócio tanto precisa, a melhor solução em ERP que você vai encontrar é o WK Radar. O nosso software é completo e moderno, integrando todas as áreas da empresa e facilitando o seu controle. Além disso, ele é modular, o que significa que pode ser adaptado para as necessidades exclusivas da sua empresa.
Você está ignorando produtos no estoque?
Outro erro muito comum é o esquecimento de itens essenciais do estoque. Alguns empreendedores lotam o estoque de diversos produtos e, por usar um controle manual, esquecem das mercadorias que já estavam lá, o que pode representar um investimento dobrado em algo que não vai girar.
Você está ignorando produtos no estoque? Então chegou a hora de mudar essa realidade.
Conhecer o que o seu público consome e como consome, é necessário para saber quais produtos ficarão, ou não, no estoque. Quando você conhece o público, você passa a não ignorar mais os itens essenciais, afinal eles são importantes para suprir uma oportunidade de compra.
Quando um cliente vai até a sua loja várias vezes, procurando por um item essencial e não acha, ele vai encontrar na concorrência e não queremos que aconteça isso, certo? Então, conhecer o seu mercado-alvo e o seu potencial público é importante para gerenciar e controlar itens dentro do estoque.
A falta de um mapeamento de público faz com que você compre produtos não essenciais que ficam travados nas prateleiras e no estoque. Por isso, é necessário analisar a perspectiva do consumidor e entender o que ele quer antes de qualquer coisa.
E a porcentagem que representa as vendas? Você sabe qual é?
Vilfredo Pareto foi um economista italiano responsável por criar “O Princípio 80/20”, ou seja, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Isso quer dizer que 80% das receitas provém de 20% dos clientes, ou que 80% das vendas são realizadas por 20% dos vendedores, e assim por diante.
E quando falamos de gestão de estoque, é importante que a empresa entenda quais são os 20% de produtos que geram os 80% de movimentações no estoque, logo os produtos responsáveis pelos maiores índices de vendas e lucro do seu negócio merecem uma atenção dobrada.
É importante que você entenda e conheça os produtos e o seu potencial de vendas e qual oportunidade de compra podem gerar. Por exemplo, uma cafeteria precisa vender café, vários estilos, receitas e preferências, mas precisa, acima de tudo, vender o café. Pode ter bolos, biscoitos e pães de queijo, mas o item essencial e necessário para fazer uma cafeteria vender mais ainda é e sempre será o café.
Esse é um exemplo específico, mas podemos usá-lo em vários nichos, varejista ou não, se você está comercializando algo, é importante criar estratégias de vendas e marketing em cima do seu “carro-chefe”.
Você está pronto para investir em uma gestão de estoque eficiente e totalmente integrada? Fale conosco, venha conhecer os benefícios da WK Radar e tire todas as suas dúvidas. Chegou a hora de crescer e queremos fazer parte dessa etapa.Você gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog e venha seguir a YNOS no Instagram e LinkedIn.