O orçamento é parte fundamental de qualquer empresa. É ele que determina as possibilidades do negócio e permite que os gastos sejam feitos com mais assertividade. Mas, determinar o orçamento não é suficiente para manter uma empresa de forma saudável, é preciso que os gestores façam um controle orçamentário regular.
Tipos de orçamento
Assim como em todos os aspectos da empresa, o controle orçamentário também pode ser feito de diferentes formas. E para encontrar o jeito ideal para o seu negócio, é preciso conhecer suas opções.
Orçamento estático
É um dos modelos mais comuns, em que se planeja antes do início do ano-calendário, com foco na projeção de resultados anuais.
Rolling forecast
É um modelo ideal para cenários de crise, pois apesar de observar as metas dos próximos 12 meses, ele é revisto e reajustado mês a mês.
Beyond budgeting
Esse modelo de controle orçamentário é mais utilizado em empresas com uma hierarquia horizontal, em que cada gestor tem liberdade para considerar as demandas e metas da sua área.
Forecast
Esse modelo considera análises de mercado e análises de risco, podendo ser revisto e reajustado considerando o cenário atual da empresa após a conclusão de cada etapa dos projetos.
Orçamento base zero
É um modelo de controle orçamentário que consiste em sempre começar do zero considerando as novas metas e descartando todos os resultados anteriores.
Controle matricial
É um modelo que se divide em pacotes de gastos, considerando os custos de cada área da empresa e conforme o perfil do negócio.
Vantagens do controle orçamentário para empresas
Um bom controle orçamentário é fundamental para o sucesso da empresa. Confira algumas vantagens desse controle na gestão de um negócio:
- Oferece base para boas decisões administrativas
- Auxilia na avaliação de riscos
- Estimula a habilidade de planejamento da equipe
- Permite uma visão clara e objetiva das metas
- Permite otimizar recursos
- Facilita a identificação e agiliza a solução de problemas
- Melhora o alinhamento dos setores da empresa em relação aos objetivos gerais
Dicas para um bom controle orçamentário
Para facilitar ainda mais o seu processo de controle orçamentário, separamos algumas dicas importantes.
Buscar bons profissionais
Todo setor se beneficia de uma boa equipe. Para o sucesso do seu negócio é importante contar com contadores, economistas e gestores bem qualificados, que entendam sobre o serviço desenvolvido em teoria e prática. E se for necessário para a sua empresa, contrate uma empresa de consultoria financeira para dar suporte.
Manter uma periodicidade para o controle orçamentário
A chave para o sucesso é a constância. Manter uma frequência e periodicidade na realização e revisão do controle orçamentário é fundamental para manter o setor financeiro da empresa saudável.
Investir em tecnologia
Um bom sistema pode facilitar muito o controle orçamentário da sua empresa. Além de agilizar e automatizar processos, você tem acesso a todas as informações atualizadas com muito mais facilidade.
E com a YNOS você tem toda a ajuda que sua empresa precisa. O nosso sistema WK Radar é perfeito para todos os setores do seu negócio, inclusive a área financeira e contábil. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e entenda como o software funciona.