Você já passou por algum momento em que tudo na sua empresa parecia estar desorganizado? Já teve medo de chegar nesse estágio? Então esse texto é exatamente o que você precisa! Vamos te explicar como uma boa logística impacta no funcionamento de todos os setores do seu negócio.

O que é logística?

De forma bem resumida, a logística é uma série de ações de uma empresa para fazer com que o produto seja produzido e entregue de forma correta, no tempo estipulado e para a pessoa certa. E o ponto-chave para entender a importância da logística é entender que ela não se resume apenas à fase de entrega, e sim à todo o processo de produção e armazenamento da empresa.

Quais são os processos logísticos?

A logística, como é uma série de ações, envolve alguns processos muito importantes para ditar o ritmo de produção. Entre os principais processos estão:

  • estimativa de demanda: análise do volume que deve ser produzido para evitar a subprodução ou a superprodução;
  • gestão do estoque: controle de entrada e saída de produtos, além da manutenção da armazenagem;
  • estratégias de distribuição: análise dos diversos tipos de transporte para encontrar o mais adequado para cada situação e produto. 

Influência da localização na logística

Pode não parecer a princípio, mas a localização do seu negócio tem um impacto direto na logística da sua empresa. Quando você está próximo de rodovias, portos, aeroportos ou linhas férreas, a parte da entrega fica bem mais tranquila. Mas se esse não é o seu caso, o processo fica mais desafiador. É preciso adaptar a logística com a sua localização e buscar formas de solucionar os problemas encontrados. Para quem não tem um negócio localizado perto de pontos de escoamento, uma boa alternativa pode ser investir em depósitos nessas regiões.

Como fazer um bom planejamento logístico?

Uma logística eficiente pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Ela vai te fazer otimizar processos e reduzir custos. Mas a gente sabe que nada é realmente eficiente se não estiver embasado em um bom planejamento. E para ter um bom planejamento logístico você precisa estabelecer os objetivos, ajustar as variáveis, desenvolver e/ou reunir os recursos necessários e monitorar constantemente os resultados. Seguindo esses passos em todas as áreas você conseguirá melhorar o desempenho da sua empresa.

Vamos te mostrar como um bom planejamento logístico funciona em alguns dos principais setores de um negócio.

Gestão de estoque

Uma parte muito importante do controle financeiro da empresa é o estoque. Muito produto parado significa menos dinheiro entrando. Por isso a gestão de estoque é parte fundamental do planejamento logístico. É preciso entender constantemente o que está saindo e o que está parado na sua empresa, e buscar formas inteligentes de se desfazer do que está parado. Mas é importante ter cuidado também para não produzir pouco e não conseguir atender à demanda dos seus clientes. Lembre-se: equilíbrio é o foco aqui.

Logística integrada

A logística integrada é o processo em que os diversos setores da empresa estão em comunicação constante. Muitas empresas recorrem a sistemas de gestão para essa atividade. Esse tipo de controle e comunicação entre setores é exatamente o que o nosso sistema WK oferece. Você consegue ter em um só lugar informações atualizadas de todos os setores e consegue analisar os dados do seu negócio de forma clara e objetiva, sem grandes dificuldades. Clica aqui para dar uma olhada em como é mais simples trabalhar com o nosso sistema.

Escolha de embalagens

O tipo de embalagem utilizado no seu produto tem impacto direto no tipo de transporte que será utilizado, portanto, tem muito impacto em todo o processo de logística da sua empresa. É preciso lembrar que a embalagem, além de precisar proteger o produto, deve atender às  exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso sem falar que precisa ter uma aparência interessante para atrair os clientes que estão cada vez mais exigentes com esse aspecto da entrega.

Transporte de cargas

Como já falamos, a logística está diretamente relacionada ao transporte. Por isso, pensar uma forma econômica e eficiente para entregar o seu produto é um dos aspectos mais importantes do planejamento logístico. Um bom transporte, além de entregar o produto na data certa para a pessoa certa, também deve respeitar as demandas e cuidados de cada produto. Muitas empresas optam pela terceirização dessa etapa por entender que assim conseguem contar com um serviço especializado nessa função.

Parcerias

Ninguém faz nada sozinho. Além de escolher muito bem os seus colaboradores, também é importante escolher bem suas parcerias. Principalmente aquelas que atuam como fornecedores de matéria-prima para os seus produtos. Se um fornecedor ruim atrasa uma entrega, toda a sua cadeia de produção fica comprometida e, consequentemente, atrapalha sua logística. Uma boa dica para escolher parcerias de sucesso é analisar os seguintes pontos:

  • cumprir prazos com exatidão;
  • negociar preços com flexibilidade;
  • manter canais de comunicação com transparência;
  • realizar reparos e serviços de manutenção com agilidade;
  • ter atenção aos aspectos legais e fiscais da parceria.

Principais erros no planejamento logístico

Para te ajudar a estruturar um planejamento ainda mais potente, vamos te dar algumas dicas de coisas que você não pode fazer errado no seu negócio.

  1. Não investir em tecnologia. Hoje o mundo é digital e se você não acompanha, o seu negócio fica para trás. A tecnologia na gestão pode fazer milagres pelo sucesso da sua empresa!
  2. Não se preocupar com a sustentabilidade. A maioria dos clientes tem cobrado cada vez mais das empresas um posicionamento sobre esse tema, e se a sua empresa não está atenta a esses cuidados, ela já está defasada no mercado.
  3. Não se atentar para a capacitação da equipe. O seu sucesso depende diretamente de quem trabalha com você. São as pessoas que fazem as empresas. Se a sua equipe não é bem qualificada para o serviço, ela não terá condições de entregar um produto final de qualidade.
  4. Não acompanhar métricas e resultados. Se você está constantemente analisando os dados do seu negócio, não vai saber dizer se a sua logística está funcionando corretamente. É preciso cuidar dos dados da sua empresa para garantir a eficiência e a saúde do seu negócio.

Agora que você já percebeu o impacto da logística nos diversos setores da sua empresa, não tem como não se preocupar com ela né? Mas, fica tranquilo que a gente tem a solução para você cuidar de tudo sem estresse! Com o nosso sistema WK você consegue analisar todos os dados do seu negócio, a todo momento, e gerar relatórios que te mostram tudo que você precisa saber, de forma clara e objetiva. Para saber mais sobre o sistema, clique aqui e converse com a nossa equipe. Nosso time de especialistas tem a solução ideal e na medida certa para a sua empresa!