KPIs: conheça essa importante ferramenta de gestão empresarial
É possível que você já tenha ouvido falar nos KPIs (Key Performance Indicator), três letrinhas conhecidas quando o assunto é gestão empresarial. Com um nome autoexplicativo, os indicadores chave de desempenho são ferramentas utilizadas para mensurar a efetividade das ações aplicadas aos processos de uma organização. E isso vale tanto em objetivos específicos quanto em metas mais abrangentes relacionadas ao cotidiano.
A função dos KPIs é otimizar os resultados, ajudando a verificar se as atividades planejadas têm saído conforme o esperado. Por isso, são imprescindíveis para a boa gestão de qualquer negócio. Podem ser usados em diferentes áreas da empresa. Medem dos resultados financeiros ao grau de satisfação dos clientes e do desempenho da equipe à atuação individual de um funcionário.
Por meio deles também é possível acompanhar e mensurar seu desempenho perante o mercado. Além disso, favorecem a circulação das informações referentes aos processos, de modo que, além de um importante aliado na resolução de problemas pontuais, também atua para evitá-los.
Os KPIs também requerem acompanhamento constante, o que permite identificar falhas e encontrar oportunidades para o seu negócio.
Cientes da importância dos KPIs, os funcionários passam a compreender a relevância que o seu trabalho tem para o desempenho satisfatório de toda a organização. Por isso, eles também devem ser simples e fáceis de serem compreendidos.
KPIs: métricas ou indicadores?
É importante salientar que o KPI não é uma métrica. De maneira geral, as métricas podem ser vistas como uma medição quantitativa, enquanto os KPIs apontam para uma visão mais qualitativa, conferindo sentido concreto aos resultados que surgem a partir das métricas. Uma métrica pode ser um KPI, mas KPIs não podem ser considerados métricas.
Uma métrica produz uma série de dados, mas nem todos eles são úteis. Quando o produto dessa métrica deixa de ser apenas um número e torna-se relevante para a empresa, ela ganha o status de KPI, pois passa a ser um fator determinante na tomada de decisões.
A métrica pode apontar a quantidade de curtidas que uma página tem no Facebook, por exemplo, mas serão os KPIs que mostrarão se isso tem significado engajamento e se o número de “fãs” realmente corresponde à quantidade de pessoas que tem consumido os produtos ou serviços comercializados pela empresa.
Conheça os principais índices utilizados
Agora que você já sabe o que são os KPIs, como se diferenciam das métricas e a importância que eles têm para uma gestão eficiente, vamos mostrar como podem ser trabalhados na prática. Veja os principais indicadores utilizados para quantificar diferentes atividades em uma empresa:
Produtividade
Com o objetivo de avaliar os processos de uma organização, este indicador busca medir a produtividade mensurando a quantidade de recursos aplicados e o resultado entregue pela empresa. Ou seja, se o tempo, dinheiro e energia empregados no cotidiano condizem com a sua produtividade.
A partir dele é possível otimizar as atividades desempenhadas, valorizando o trabalho das equipes e tornando-as mais eficientes. Os KPIs também permitem identificar problemas previamente, evitando prejuízos.
A taxa de conversão de vendas, a rotatividade dos funcionários e o tempo de produção são alguns dos indicadores que podem ser utilizados para ter uma visão mais apurada sobre a produtividade.
Rentabilidade
Não dá para perder de vista a saúde financeira do seu negócio, não é mesmo? Os indicadores financeiros servem para ficar sempre de olho nela. O KPI de rentabilidade, como o próprio nome sugere, irá estimar quão rentável seu negócio tem sido.
Dependendo do índice apontado será possível saber se ele tem caminhado para o lugar certo e pensar em estratégias que possam potencializar esse número.
O índice de ativos, o retorno sobre o capital próprio e as margens líquidas e operacionais são alguns dos indicadores levados em conta para mensurar a rentabilidade.
Competitividade
Avaliar o desempenho da sua empresa em relação aos concorrentes diretos também é possível por meio de indicadores. Analisar o market share que ela detém é um meio de saber como tem se situado no mercado em relação à concorrência. Também pode-se realizar benchmarking a fim de analisar os pontos que podem ser investidos para melhorar o desempenho do seu negócio.
Mantenha uma visão objetiva dos indicadores por meio do ERP Radar Empresarial
Como foi possível perceber, os KPIs podem ser aplicados a diferentes áreas da empresa e trabalham com grande quantidade de dados sobre cada uma delas. Contar com um software é fundamental para lidar com todas essas informações. O ERP Radar Empresarial oferece uma solução completa, que se adapta à realidade da sua empresa independentemente do porte ou segmento.
Com ele, os setores de vendas, finanças, materiais, produção, custos, serviços, controladoria, RH, GED, BI e qualidade da empresa se integram de maneira inteligente, facilitando a aplicação e o acompanhamento dos KPIs, tão importantes na gestão do seu negócio. Entre em contato conosco e conheça melhor o ERP Radar Empresarial.